A Hipermetropia

O hipermétrope vê mal de perto e de longe. Se conseguir ver bem de longe, será com esforço e fadiga, pois o olho não é suficientemente potente. A imagem se forma atrás da retina.

Os Primeiros Sinais

Fadiga ocular e dores de cabeça? O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim da tarde e depois do trabalho. Uma fraca hipermetropia passa freqüentemente desapercebida até o os 35/40 anos, pois o olho "acomoda" para estabelecer uma imagem nítida. Na criança, quando a hipermetropia é forte, percebemos isto mais cedo, pois a deficiência é muitas vezes acompanhada de estrabismo, que deve ser rapidamente corrigido.

O Astigmatismo

O astigmata tem uma visão imperfeita, tanto para perto como para longe. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas. É normalmente a curvatura da córnea que está alterada, com uma forma mais ovalada que redonda. O astigmatismo pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia.

Os Primeiros Sinais

O astigmata confunde os símbolos próximos, como o H o M e o N ou ainda o 8 e o 0. Combinado com a miopia ou a hipermetropia, o astigmatismo pode provocar fadiga ocular ou dor de cabeça. É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha deum texto.

A Miopia

O míope vê mal de longe, mas enxerga bem de perto. A distância entre a córnea e a retina é grande. O olho é "demasiado longo": a imagem se forma à frente da retina.

Os Primeiros Sinais

Você franze os olhos para ver com nitidez de longe? Encontra seus amigos na rua sem os reconhecer? O seu filho, ainda criança, escreve com o nariz colado no caderno? Podem ser sinais de miopia. Dificuldade para ver ao longe é a queixa mais freqüente.

A Presbiopia

Os Primeiros Sinais

Os seus braços já não são suficientemente compridos para poder ler jornal? Os seus filhos "implicam" com você, ao vê-la enfiar uma linha na agulha? Aproxima-se mais da luz? Você não consegue ler a bula dos remédios? São os primeiros sintomas da presbiopia.

Lentes de leitura

Para ler o jornal, costurar, escrever, sem nunca olhar para Além dessa distância, as lentes simples de leitura ou as "meia-luas" são adequadas. Mas quando o usuário levanta os olhos para ver o que está na visão intermediária e de longe, as imagens tornam-se desfocadas. Isto obriga a tirar e pôr os óculos continuamente ou a olhar por cima deles.

As Lentes de trabalho são a solução mais completa em óculos para leitura, pois oferecem um maior campo de visão em comparação às lentes unifocais comuns.

Lentes bifocais

As lentes bifocais permitem ver de perto e de longe, mas são caracterizadas por uma linha de separação visível. Esta linha constitui um obstáculo, pois os olhos passam bruscamente da visão de perto à visão de longe, sem beneficiarem o campo de visão intermediário.

Multifocais

O óculos multifocal apresenta a combinação de dois óculos juntos: o de longe (miopia ou hipermetropia com ou sem astigmatismo) e o de perto (presbiopia ou vista cansada). Ou seja, ele soma duas lentes numa única lente sem que haja uma nítida separação entre elas. Melhor ainda, ela faz uma transição gradual e suave do grau de longe para o intermediário e então para o de perto, proporcionando uma visão nítida em todas as distâncias de foco.

Por isso não dá para comparar a visão proporcionada por uma lente multifocal com uma bifocal. Muito menos com o fato de se ter dois óculos separados para longe e para perto. O multifocal acaba com o tira e põe de óculos, com a troca de um óculos pelo outro ou com o esquecimento de onde os deixou. Sem mencionar a estética: óculos pendurado no pescoço, na mão, na testa ou na ponta do nariz.